Janeiro é tradicionalmente o mês de férias da maiorias das pessoas, que passam o ano inteiro planejando o lazer e o merecido descanso sem maiores preocupações. Mas para que evitar inconvenientes é preciso que o seu carro esteja em perfeitas condições para encarar a estrada sem que você possa correr o risco de ficar no meio do caminho.
Antes de pegar a estrada, vários itens importantes devem ser checados, mesmo se você for daqueles que costuma levar o automóvel nas concessionárias para as revisões recomendadas pela fábrica. Outra dica importante é não deixar para fazer a revisão de véspera, pois o serviço pode demorar (Caso seja necessário a substituição de alguma peça), o que pode atrasar o seu tão sonhado descanso.
Entre os itens a serem verificados, estão os pneus (Inclusive o estepe, esquecido pela maioria), que não podem ter bolhas ou desgastes irregulares na banda de rodagem, e devem estar sempre calibrados na pressão correta, como consta no manual do proprietário. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade, o que evita do carro aquaplanar em caso de chuva. A maioria dos pneus, principalmente os de alta performance, contam com um marcador entre os sulcos para ajudar o motorista a saber a hora certa de substituí-los.
No caso das rodas de ferro, procure por amassados. Se elas estiverem danificadas, o ar pode escapar, fazendo que a pressão dos pneus abaixe. O reparo é fácil e pode ser feito por um borracheiro. Já as de liga leve podem existir trincas ou quebras. Aí, dependendo da situação, elas devem ser substituídas.
O alinhamento e o balanceamento não podem ser esquecidos. Vibrações no volante, direção desalinhada, com o carro puxando para um dos lados, são fatores que podem contribuir para um acidente. Esses problemas aparecem normalmente depois que o motorista passa com o carro em um buraco ou atinge a guia do meio-fio.
As condições ruins da maioria das estradas brasileiras fazem com que os itens da suspensão sofram um desgaste maior do que o previsto pela fábrica. Fique atento a barulhos, rangidos e batidas secas e consulte um mecânico de sua confiança quando houver qualquer dúvida.
Outros itens básicos também devem ser verificados, como os níveis de óleo do motor e da transmissão, além do sistema elétrico, faróis, lanternas e piscas. Substitua as lâmpadas queimadas para evitar acidentes e multas de trânsito.
As palhetas dos limpadores não podem estar ressecadas, pois não irão escoar a água com eficiência, diminuindo a visibilidade. Em carros sem ar-condicionado, é recomendado ter em mãos um spray anti-embaçante, que pode ser aplicado nos vidros com um pano limpo.
Se por algum motivo o seu veículo não passou por uma revisão, outros itens que aparentemente estão em bom estado podem apresentar problemas se submetidos à condições mais severas do uso rodoviário, caso do sistema de ignição e injeção, pastilhas de freio, correias, coifas, molas, amortecedores e rolamentos. É necessário que se verifique a situação dessas peças em uma concessionária ou oficina especializada.
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