segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Confira as dicas para salvar seu carro de enchentes

O verão está aí e, com ele, chegam os temporais típicos da estação, trazendo enchentes e alagamentos. Quem precisa trafegar com o carro nas cidades e estradas pode acabar sendo pego de surpresa por uma situação como esta. Portanto, é necessário tomar algumas medidas de precaução para evitar prejuízos com o veículo.

Motoristas não devem tentar atravessa trechos alagados se a água ultrapassar a metade da roda do veículo

Caso o motor morra em uma tentativa de atravessar uma área alagada, não tente dar a partida. O melhor é manter o carro desligado e levá-lo até uma oficina. Essa atitude evita o calço hidráulico, que acontece quando a água entra na câmara de combustão, o que pode levar a quebra de peças internas. Outra dica é não avançar em locais onde a água esteja em um nível acima do centro da roda.

Dirigir em baixa velocidade e manter a rotação do motor constante em torno de 2.500 rpm melhoram a dirigibilidade e a aderência, além de diminuir a variação do nível da água, evitando a contaminação de componentes eletrônicos e a admissão de líquidos no interior do motor. Em veículos com câmbio automático, faça a troca de marchas no modo manual, de preferência na posição "1". Assim, será possível manter uma velocidade baixa com o motor trabalhando em uma maior rotação.

Em alguns automóveis equipados com câmbio automático, existem as teclas "snow" ou "winter", que servem para dar maior aderência em neve ou lama, mas que podem ser acionadas em caso de alagamentos. Elas vão contribuir para aumentar a segurança em pisos com pouca aderência, evitando que o carro patine, graças ao bloqueio de diferencial.

O ar condicionado também deve permanecer desligado, para evitar o risco de calço hidráulico. No caso de aumento de esforço para virar o volante, variação de intensidade das luzes do painel (Como as luzes do ABS, injeção eletrônica, bateria), alertas sonoros, maior dificuldade de acionar os freios e interrupção do funcionamento da tração 4x4, o motorista deve manter a calma e continuar a travessia sem aumentar ou diminuir o ritmo, pois esse é um quadro passageiro devido a situação. 

No caso de um alagamento mais severo, o melhor é realizar uma inspeção detalhada no automóvel, mesmo que nenhum problema seja detectado em um primeiro momento. Possíveis falhas na injeção eletrônica devem ser corrigidas de imediato, evitando assim problemas futuros. Outros itens que devem receber uma atenção maior são os freios, a suspensão e a embreagem, além do cânister, do óleo de transmissão e dos eixos diferenciais, no caso de veículos com tração traseira ou 4x4.

O sistema de ventilação também não pode ser esquecido. No caso de consecutivos alagamentos, ele pode vir a ficar contaminado por fungos e bactérias. O correto é levar o veículo até uma oficina especializada, onde será feita a descontaminação do sistema e a troca dos filtros de ar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário