segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Entram em vigor as novas regras para 1º habilitação

Desde o dia 1º de janeiro, está vigorando em todo o país a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que exige dos futuros motoristas aulas de direção no simulador de tráfego em autoescolas. Pelas novas regras, serão cinco aulas obrigatórias, cada uma com duração de meia hora, o que irá encarecer o processo da 1º habilitação. 

O objetivo, segundo o Detran (Departamento Nacional de trânsito), é diminuir a falta de prática dos novos motoristas, principalmente em estradas e situações adversas, como, por exemplo, direção em tempo chuvoso, neblina, questões de sinalização e de pedestres ao longo do percurso.

Em dezembro, vários sindicatos de autoescolas de todo o país protestaram em Brasília para tentar barrar a medida, mas não obtiveram sucesso. Segundo a categoria, não há comprovação da eficácia do uso do simulador. Além disso, o equipamento tem um preço muito alto - algo em torno de R$ 40 mil, o que levou muitas autoescolas a optar pelo aluguel do aparelho.

Com relação aos candidatos que forem fazer a CNH para pilotar motos, as mudanças acontecem no atual modelo de circuito onde são feitas as provas de condução e percurso, que será mais voltado para à realidade das ruas, tendo, inclusive, um local destinado para frenagens. Essas mudanças irão tornar o exame para motociclistas mais rígido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário