quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conheça os veículos mais econômicos e os mais “beberrões” do mercado brasileiro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou uma lista que mostra o consumo de combustível dos automóveis que fazem parte do PBE Veicular (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). Foram analisados 495 modelos de 36 marcas vendidas no Brasil.

O estudo do Inmetro incluiu carros populares, "verdes" e de luxo, além dos superesportivos à venda no Brasil. Na elaboração da lista foram usados dados dos modelos cedidos pelas próprias montadoras. Foram analisadas as versões, motores, transmissões, inclusão de ar-condicionado, direção assistida e tipo de combustível.

Na lista dos veículos populares mais econômicos, o primeiro lugar ficou com o Renault Clio sem a opção de ar condicionado. O modelo conta com motor 1.0 16V de 80 cv de potência (etanol) e 77 cv (a gasolina), e apresentou consumo urbano de 9,5 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina. Na estrada, os dados foram de 10,7 km/l com etanol e 15,8 km/l com gasolina.

O Renault Clio é o campeão de economia de combustível entre os veículos populares vendidos no Brasil

Na segunda posição aparece o Volkswagen up!, com consumo urbano de 9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina. Em trecho rodoviário, o pequeno VW alcançou 10 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina. O up! Tem motor 1.0 de três cilindros Total Flex, com 75 cv de potência quando abastecido com gasolina e de 82 cavalos com etanol. 

O primeiro oriental da lista é o Nissan March sem ar condicionado. O compacto, equipado com o mesmo motor 1.0 16V do Renault Clio, possui 80 cv de potência com etanol e 77 cv com gasolina. Nessa configuração, seu consumo em ciclo urbano ficou em 8,9 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, o March apresentou 10,4 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina.

Em seguida, temos o Palio com motor 1.0 de 75 cv de potência quando abastecido com etanol e 73 cv com gasolina. O consumo do modelo da Fiat ficou em 8,8 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina em trecho urbano, e de 10,3 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina em trecho rodoviário.

Fechando a lista dos populares mais econômicos, aparece o Hyundai HB20S, equipado com motor 1.0 Flex de 80 cv de potência. Seu consumo em trecho urbano foi de 8 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina. Já na estrada, o coreano teve média de 10,1 km/l com etanol e de 14,4 km/l com gasolina.

Entre os veículos chamados de “verdes”, destaque para o Ford Fusion Hybrid com motor 2.0 16V a gasolina, acompanhado de um elétrico, que juntos somam 190 cv de potência. O sedã tem um consumo de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, ficando não só com o 1º lugar em sua categoria como também no ranking geral. Logo a seguir aparece o Toyota Prius, equipado com motor 1.8 a gasolina de 99 cv de potência, além de um propulsor elétrico de 82 cavalos. Com esse conjunto, o hatch japonês conseguiu média de 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

Fusion Hybrid conquistou o 1º lugar entre os carros "verdes" e também no ranking geral 

O terceiro lugar entre os carros verdes ficou com a versão mais luxuosa do Toyota Prius, o Lexus CT200h. Equipado com motor 1.8 VVT-i 16V, com 99 cv de potência aliado a um elétrico de 82 cv, conseguiu média de 15,7 km/l em trecho urbano e de 14,2 km/l no trecho rodoviário.

Já entre os chamados “beberrões”, que consomem combustível com a voracidade de um predador, o primeiro nome da lista é o do Lamborghini Aventador. Equipado com motor V12, não é de se estranhar que consiga alcançar média de apenas 4,1 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada.


Lamborghini Aventador é o carro mais "beberrão" à venda no mercado brasileiro

Completando a lista dos beberrões, temos o Bentley Continental V8, com médias de 4,5 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada, seguido pela Ferrari F12 Berlinetta, com 4,7 km/l na cidade e 6,5 km/l na estrada, além do Range Rover Sport, com 4,9 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada e da Maserati Gran Turismo Cabrio, com 5,2 km/l em trecho urbano e 7,1 km/l em trecho rodoviário.

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