A Secretaria Estadual de Fazenda começa a enviar nesta quarta-feira (15), os boletos para o pagamento do IPVA 2014. A estimativa da cobrança do imposto sobre os 4,2 milhões de veículos registrados no estado é gerar uma receita de R$ 1,95 bilhão aos cofres do Governo do Paraná.
O boleto do IPVA poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica. Também será possível efetuar o pagamento nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Bradesco utilizando o número do Renavan do veículo .
O pagamento à vista do IPVA com 5% de desconto poderá ser feito a partir do dia 10 de fevereiro. Para quem deseja parcelar o valor, não haverá nenhum tipo de desconto, sendo que o imposto deverá ser quitado entre março e julho.
A ordem para pagamento é feita de acordo com o final da placa do veículo, iniciando com o final "1", na sequência o final "2", e assim por diante, encerrando com o final "0".
Este ano, a desvalorização dos veículos, que reduz o valor da cobrança do IPVA, foi de 4% para automóveis, 3,4% para motos e 5,6% para caminhões. O valor do imposto é baseado na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Caso o proprietário não receba o boleto de cobrança ele deverá imprimir o documento no site da Secretaria Estadual da Fazenda ( http://www.fazenda.pr.gov.br ). No site ainda é possível verificar se o IPVA de anos anteriores está atrasado e qual o valor devido.
Veículos com fabricação anterior a 1993 e motocicletas com até 125 cilindradas e que foram fabricadas até 2003 estão isentos da cobrança do imposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário