quarta-feira, 30 de abril de 2014

Holanda inaugura rodovia com pintura que brilha no escuro

Uma equipe de designers holandeses desenvolveu uma pintura especial que pode substituir a iluminação pública. Com um resultado surpreendente, a inovação deve contribuir para que , no futuro, haja uma redução do consumo de energia.

O trabalho, feito pela equipe de designers chefiada pelo artista Daan Roosegaad, consiste em combinar uma pintura que contém pó fotoluminescente, que depois é carregado durante o dia com a luz solar, emitindo um brilho verde suave durante a noite. 

Combinação usa tinta com pó fotoluminescente. Depois de ser carregada de dia com luz solar,  a pintura emite um brilho verde suave durante toda a noite

A nova tecnologia foi implantada esta semana em um trecho escolhido de 500 metros de uma rodovia holandesa, que deverá ser inaugurada oficialmente até o final deste mês.  
  

Civic renovado chega ao Brasil durante a Copa do Mundo

Em resposta à nova geração do Toyota Corolla, a Honda resolveu antecipar o lançamento do Civic 2015, que será apresentado durante a Copa do Mundo no Brasil, que será realizada entre os meses de junho e julho. O novo modelo da montadora japonesa terá mudanças no design, baseadas na última reestilização do carro nos Estados Unidos.

Novo Civic 2015 que será vendido no Brasil terá suas linhas inspiradas no modelo (foto) comercializado pela Honda nos Estados Unidos 

Apesar do carro não ser igual ao vendido nos EUA, a base do desenho do modelo que será vendido no Brasil é inspirada no americano. Os preços atuais também não deverão sofrer alterações (A linha Civic no Brasil começa em R$ 65.890 para as versões LXS manual e chega a R$ 83.990 na top de linha EXR automático).

Honda mudou o Civic nos Estados Unidos apenas 18 meses após a estreia da décima geração. Unidade do modelo já havia sido flagrada em testes pelas ruas brasileiras no último mês de dezembro

Na parte mecânica também permanecem os atuais motores 1.8 Flex, que rende 140 cv de potência e 17,7 kgfm de torque com etanol e 139 cv e 17,5 kgfm com gasolina, além do 2.0 Flex One, que desenvolve potência de 155 cv e 19,5 kgfm com etanol e 150 cv de potência e 9,3 kgfm de torque com gasolina. As opções de transmissão continuam sendo a manual de cinco marchas para a versão LXS e a automática de seis velocidades, com opção de trocas por aletas atrás do volante, nas versões LXR e EXR.  

Novo City chega no segundo semestre

Com a antecipação da chegada do Civic 2015, uma estratégia da Honda para evitar que o novo Toyota Corolla dispare na liderança do segmento, a nova geração do City, feita sobre a mesma plataforma do novo Fit, deverá ser mesmo apresentada no segundo semestre deste ano, durante a realização do Salão de São Paulo, em outubro.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Alfa Romeu vai se tornar uma marca independente

Assim como Ferrari e Maserati, a Alfa Romeu vai se tornar uma marca independente, como parte do plano de reestruturação da empresa. É o que garante o CEO da Fiat/Chrysler Automotive, Sergio Marchionne. Atualmente, a Alfa pertence a Fiat Group Automobiles S.p.A., junto com Fiat, Abhart, Lancia e Fiat Professional (industrial).

A estratégia de tornar a Alfa Romeu uma empresa independente seria parte do plano de reestruturação da marca, que no ano passado alcançou metas de vendas que não eram atingidas desde o final dos anos 60 

O anúncio oficial deverá ser feito por Marchionne no próximo dia 6 de maio, quando também será divulgado o novo plano estratégico da Fiat/Chrysler. A decisão de converter a Alfa Romeu em uma marca separada obrigará a empresa a publicar balanços contábeis visíveis, condição necessária para transformar o relançamento da marca em um negócio rentável. Em 2013, as vendas globais da Alfa Romeu atingiram 74 mil unidades, meta que não era alcançada desde o final dos anos 60.

Parte da reestruturação da montadora italiana levaria a empresa a projetar novos modelos com plataforma de tração traseira e, em alguns casos, com motor V6 da Ferrari desenvolvido para a Maserati. Já na parte administrativa, a mudança faria do atual CEO da Maserati e Abarth, Harald Wester, o novo CEO da Alfa Romeu. 




Nova picape Hilux roda em testes na Tailândia

A japonesa Toyota continua firme com o plano de revitalizar toda a sua linha de veículos e trabalha a todo vapor na nova geração da picape Hilux, que foi flagrada rodando em testes na Tailândia, onde o modelo é chamado de New Toyota Hilux Vigo.

Nova geração da pícape Toyota Hilux deve ser maior que a atual geração, com a dianteira ganhando um visual mais refinado

Apesar de ainda estar rodando sob forte camuflagem, percebe-se um aumento no tamanho da cabine da picape, que deve receber na dianteira um visual mais refinado, parecido com o que a Toyota fez no novo Corolla.

A nova e versátil plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) irá servir de base para o novo modelo da Hilux e também para veículos menores, como o híbrido Prius e maiores, como a Fortuner. Assim como a plataforma MQB da Volkswagen, a Toyota quer criar uma base global para seus modelos, tornando-os mais leves e econômicos do que as gerações anteriores.    

Nova Hilux será montada sobre a plataforma TNGA, que estará presente em outros modelos da Toyota

A nova Hilux tem previsão de chegar ao mercado asiático entre o final de 2015 e início de 2016, com visual mais atraente, maior espaço interno e menor consumo de combustível.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Chevrolet amplia recall do Agile e Classic

A General Motors do Brasil ampliou o recall envolvendo os modelos Agile e Classic, que começou no último dia 6 de fevereiro. O motivo do chamamento é um problema no rolamento do cubo das rodas traseiras. Segundo a montadora, foi constatado "um excesso de torque no aperto da porca do cubo da roda, ocasionando um eventual superaquecimento do rolamento", o que pode fazer com que a roda traseira se solte ou trave, causando perda do controle do veículo e risco de colisão e/ou capotamento.  

Estão envolvidos no recall 5.325 unidades, fabricadas entre 11 de outubro e 15 de novembro de 2013. O serviço consiste em na verificação e reparo no rolamento do cubo das rodas traseiras, além da aplicação do aperto correto na porca de fixação.

Os números dos chassis dos veículos envolvidos no recall são:

Agile 2014, chassis de ER140857 a ER162697, fabricados entre 11 de outubro e 12 de dezembro de 2013.

Classic 2014, chassis de ER120938 a ER163131, fabricados entre 8 de outubro e 13 de dezembro de 2013. 

Os proprietários dos modelos podem obter mais informações e agendamento do serviço através do telefone 0800 702 4200, ou pelo site www.chevrolet.com.br.

Novo SUV Touareg é apresentado pela Volkswagen

A Volkswagen está aproveitando o Salão de Pequim (China), para apresentar o novo SUV Touareg. O utilitário esportivo ganhou novo design na dianteira e na traseira, além de novas opções de cores, rodas e mais tecnologia embarcada.

Agora, todas as versões do SUV equipadas com o motor V6 TDI contam com sistema de frenagem pós-colisão automática, que ajuda a evitar choques secundários em caso de acidente, faróis bi-xenônio e função roda-livre. Com essa tecnologia, quando o automóvel rodar sem ser acelerado, o motor se desconecta do câmbio automático de oito velocidades para utilizar a energia cinética em descidas ou em situações que não é necessário utilizar o acelerador.

Volkswagen Touareg 2015 totalmente repaginado chega ao mercado europeu no segundo semestre deste ano

Os motores V6 TDI foram modificados para atender à regulamentação de emissões EU-6, que entra em vigor na Europa, em 2015. Para aumentar a economia de combustível, foram feitos aperfeiçoamentos aerodinâmicos na carroceria e introduzidos novos pneus com menor resistência à rolagem.

A suspensão do Touareg foi otimizada, com respostas mais rápidas da direção e maior conforto aos ocupantes. Já a suspensão a ar (opcional), permite que se aumente a distância do veículo em relação ao solo em até 30 centímetros para percursos fora de estrada. Em altas velocidades, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.

SUV recebeu mudanças estéticas na dianteira e na traseira, novas rodas e opções de cores para a carroceria

No interior, o SUV traz novas opções de cores para os bancos de couro, sistema de iluminação, detalhamento e controles. O modo de velocidade de cruzeiro (cruiser control) adaptativo ACC com Front Assist e City Emergency Braking (frenagem de emergência na cidade), com a função stop-and-go, também foi aperfeiçoado. O modelo conta ainda com sistema de radionavegação RNS 850 e preparação para telefonia móvel, além serviços móveis on-line, com opção de busca de pontos de interesse via Google Earth, Google Street-View e informação de trânsito on-line. 

Touareg conta com uma extensa lista de equipamentos de série para segurança e entretenimento a bordo  

O Touareg 2015 será lançado na Europa no início do segundo semestre deste ano, com opções de motorização a diesel (TDI), gasolina (FSI e TSI) e híbrida (TSI e motor elétrico). 

Audi A1 e A3 terão motores de três cilindros até o final deste ano

A Audi planeja equipar dois de seus modelos mais vendidos no mundo - os hatchs A1 e A3 - com motores de três cilindros até o final deste ano. Segundo executivos da montadora alemã, os modelos equipados com essa motorização irão se tornar muito mais econômicos e eficientes, além de permitirem ótima condução para os motoristas e grande oferta de torque.

Até o final deste ano, a Audi irá equipar o hatch A3 com motor de três cilindros, que estará disponível apenas na versão de entrada da linha

O primeiro modelo a receber o novo motor de três cilindros será o compacto A1, juntamente com a reestilização programada de meia-vida, prevista para acontecer no último trimestre deste ano. O A3 receberá o propulsor em seguida, mas sempre nas versões de entrada.

A Audi não revelou mais detalhes sobre os novos blocos, porque a empresa ainda não tem certeza de como os novos motores serão recebidos pelo mercado. Por isso, por enquanto, apenas o A1 e o A3 contarão com os propulsores de três cilindros.  

domingo, 27 de abril de 2014

Toyota revela modelo 2015 do esportivo GT86

A Toyota revelou a linha 2015 do esportivo GT86 com algumas remodelações. O modelo recebeu alguns retoques no visual e conta agora com novos esquemas de pintura. A suspensão dianteira também foi alterada, ganhando mais rigidez, além de ajustes nos amortecedores traseiros.

A suspensão revisada foi projetada para dar mais confiança aos motoristas, permitindo um maior controle sobre o automóvel quando o mesmo for levado ao limite. O amortecedor traseiro, agora mais estável, garante uma melhor filtragem do atrito e absorvição do contato com o asfalto, deixando o rodar mais suave. 

Toyota revelou a linha 2015 do esportivo GT86. Modelo poderá ser vendido no mercado brasileiro, mas ainda sem data definida pela montadora japonesa

No interior, o GT86 2015 ganhou adição de fibra de carbono no painel de instrumentos, o que contribui para um visual mais elegante, além de uma antena Shark Fin, para melhor aerodinâmica e apelo visual. O modelo ganhou também duas novas cores, branco pérola e prata, que podem ser escolhidas de acordo com o gosto do cliente.  

O novo GT86 2015 será lançado ainda este ano no Reino Unido, mas a Toyota ainda não divulgou o seu preço.  

sábado, 26 de abril de 2014

Macan é o primeiro Porsche a ter motor quatro cilindros em 19 anos

A Porsche já está disponibilizando nos mercados da China e do Japão a versão 2.0 Turbo do SUV médio Macan. O modelo é o primeiro da montadora alemã a ser equipado com motor quatro cilindros em 19 anos, desde que o esportivo 968 deixou de ser produzido.  

Após 19 anos, Porsche volta a ter, com o Macan, um modelo equipado com motor de quatro cilindros

O motor de 1984 cm³ do grupo Volkswagen (dono da Porsche) desenvolve potência de 237 cv e torque de 35,7 mkgf, que possibilita o Macan ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos, alcançando a máxima de 223 km/h.

Motor de quatro cilindros turbo faz o Macan ir de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, alcançando a máxima de 223 km/h

Entre os itens de série presentes no SUV médio da marca de Stuttgart estão a tração integral e o câmbio de dupla embreagem PDK. As demais versões do modelo são o Macan S, equipado com motor V6 biturbo de 340 cv; Macan S Diesel, com um V6 de 358 cv e o Macan Turbo, que traz um V6 Biturbo de 400 cv de potência.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Volkswagen apresenta up! com carroceria de três portas e câmbio i-Motion

A linha do sub-compacto up! acaba de ganhar mais duas novas opções: a carroceria três portas para as versões Take up! e Move up!, além do câmbio automatizado i-Motion, que será oferecido nas configurações de acabamento Move up!, High up!, Black up!, Red up! e White up!. É o primeiro veículo nacional com motor 1.0 a oferecer esse tipo de câmbio e o modelo mais barato com algum tipo de caixa de mudança automática.


Volkswagen amplia a linha do sub-compacto up!, que agora conta com configuração de carroceria três portas

A caixa i-Motion que equipa o up! é chamada de SQ100, diferente da que equipa os demais modelos da Volkswagen, e usa atenuadores eletromecânicos para as operações de acoplamento e desacoplamento da embreagem e troca de marchas. A alavanca permite mudanças manuais subindo as marchas para frente, mesmo estando na posição "D". Já o motor permanece com 75 cv de potência com gasolina e 82 cv com etanol. O up! automatizado acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos (gasolina) e 12,8 segundos (etanol), chegando à velocidade máxima de 166/168 km/h.

Câmbio automatizado i-Motion também passa a ser oferecido para o up! nas versões com três ou cinco portas 

Na parte estética, o up! de três portas recebeu sistema de rebatimento dos bancos dianteiros com alavanca em ambos os lados do encosto, além de portas maiores.

Os preços das novas configurações são: Take up! com três portas (R$ 26.900), Move up! com três portas (R$ 28.300). Se o cliente quiser uma versão com três portas, acrescido do câmbio i-Motion, terá que desembolsar R$ 31 mil.   


MV Agusta lança série especial da F3 800 em homenagem a Giacomo Agostini

Para homenagear o ex-piloto Giacomo Agostini, a italiana MV Agusta está lançando a série especial "Ago" da F3 800. O italiano, atualmente com 71 anos, foi 15 vezes campeão de motociclismo (sendo 13 pela montadora italiana), entre os anos de 1966 e 1975, acumulando sete títulos na categoria 350 cc e oito na categoria 500 cc.

Série especial da MV Agusta F3 Ago homenageia o ex-piloto italiano Giacomo Agostini, 15 vezes campeão de motociclismo 

A série especial "Ago" conta com padrão de pintura nas cores da bandeira italiana (vermelha, branca e verde), associada ao dourado e com a assinatura de Agostini no tanque de combustível. Serão produzidas apenas 300 unidades, que também terão acessórios da linha Corse, como para-lamas de fibra de carbono e rodas de alumínio forjado. 

Serão produzidas apenas 300 unidades da F3 800 Ago, e todas terão a assinatura de Agostini no tanque de combustível

Na parte mecânica, a série especial mantém as características técnicas da F3, como o motor de três cilindros em linha, que produz potência de 146 cv e torque de 9 kgfm, pinças de freio monobloco da marca Brembo, trocas de marchas com assistência eletrônica, central de injeção de combustível e ignição com quatro programas e controle de tração com oito níveis de atuação.


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nissan New March já está disponível para pré-venda

Após inaugurar na semana passada o Complexo Industrial de Resende (RJ), local que será responsável pela produção do novo March, a Nissan deu início à pré-venda do hatch, que passou por leve reestilização e agora se chama New March.   

Com previsão de chegada ao mercado brasileiro ainda neste semestre, New March já pode ser pré-reservado pela internet 

Os clientes interessados em fazer o cadastro da pré-reserva do modelo podem acessar o link (http://nissan.com.br/novidades/). A página da Nissan traz muitas novidades sobre o modelo até a data do seu lançamento oficial no Brasil.

O Nissan New March foi projetado no Japão e já começou a ser fabricado na nova planta da marca nipônica localizada em Resende. O modelo estará disponível para venda no mercado brasileiro ainda no primeiro semestre deste ano. 

Mercado brasileiro recebe versão mais acessível do Audi A3 Sedã

A Audi está lançando no Brasil um modelo mais acessível do A3 Sedã, equipado com motor 1.4 TFSI e disponível em duas versões de acabamento, ambas com preço abaixo da casa dos R$ 100 mil.

O motor 1.4 TFSI presente no A3 Sedã é equipado com turbo e injeção direta de combustível, que entrega 122 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, disponível entre 1.400 e 4.000 rpm. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem e sete marchas, que em conjunto com o propulsor leva o modelo de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, atingindo 212 km/h de velocidade máxima.

Audi lança versão de entrada do A3 Sedã de olho nos consumidores que procuram um veículo premium com preço mais "acessível"

A versão de entrada, chamada de A3 Sedã Ambittion, custa R$ 94.800 e conta com direção eletromecânica Servotronic, controle de estabilidade (ESP), airbags duplos frontais, laterais dianteiros e para os joelhos do motorista, rodas de liga leve com 16 polegadas, lanternas com luzes de LEDs, faróis bi-xenônio com regulagem automática de altura de facho e limpadores, além de sistema start-stop, que desliga o carro em paradas para poupar combustível.

Apesar de ser um modelo de entrada, a Audi não relaxou no acabamento e nos itens de série do A3 Sedã, que segue o bom padrão dos veículos mais luxuosos da marca alemã

Já o A3 Sedã Attraction tem preço de R$ 99.900 e traz volante multifuncional revestido em couro com aletas para trocas de marchas, computador de bordo, Bluetooth, vidros com isolamento térmico e bancos com ajuste de altura e assento traseiro rebatível. Entre os opcionais estão o sistema de som com GPS, bancos em couro sintético, teto solar panorâmico piloto automático e sensor de estacionamento traseiro.

Com a nova configuração de entrada do modelo Sedã, a linha Audi A3 passa a contar com nove versões, incluindo nessa lista o esportivo S3.



  


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Jeep Cherokee a diesel retorna ao Brasil

Três meses depois de apresentar as versões Laredo e Limited com motorização V6 a gasolina, a Jeep está lançando no Brasil o Grand Cherokee Limited com motor V6 3.0 litros turbodiesel. De origem italiana, a nova opção de propulsor para o SUV trabalha em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades.

Grand Cherokee Limited movido a diesel chega ao mercado brasileiro três meses após a Jeep lançar as versões a gasolina do SUV

O motor a diesel do Grand Cherokee rende 241 cv de potência e 56 mgkf de torque, e faz o veículo acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, com velocidade máxima de 202 km/h. Com o modo de condução Eco acionado, os pontos de troca de marcha e atuação do acelerador são configurados para economia de combustível. 

Além do novo motor, o Grand Cherokee movido a diesel recebeu alguns retoques estéticos na dianteira e nas lanternas traseiras, além de um novo painel e volante, que ganhou comandos para mudanças manuais de marchas. 

Versão a diesel do Grand Cherokee recebeu novo painel e volante, que conta com comandos para trocas de marchas 

Entre os equipamentos de série do SUV estão tração integral permanente Quadra-Tac II com opção de reduzida, gerenciamento de tração Selec-Terrain (que adapta o carro ao tipo do pavimento), faróis bi-xenônio, controle de estabilidade, controle de velocidade em declive, sistema multimídia Uconnect com tela  de 8,4 polegadas sensível ao toque, navegador GPS, quadro de instrumentos configurável, câmera traseira para manobras e sete airbags (laterais dianteiras, frontais, de cortina e para os joelhos do motorista).

Modelo recebeu alguns retoques estéticos na dianteira e na traseira, que tem novas lanternas

O novo Grand Cherokee Limited diesel chega ao mercado brasileiro custando R$ 239.900, valor R$ 20 mil acima da versão a gasolina, e que conta com o mesmo design e conteúdo de equipamentos.

  

Golf R400 pode ser produzido pela Volkswagen

A Volkswagen apresentou no Salão de Pequim (China), o Golf R400, um carro-conceito equipado com motor 2.0 TSI herdado da versão R, e que rende 395 cv de potência e 46 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de seis marchas e tração integral eletromecânica 4Motion. 

Apesar de ainda ser apresentado apenas como carro-conceito, produção do Golf R400 não foi descartada pela Volkswagen

O R400 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e chega à velocidade máxima de 280 km/h, limitada eletronicamente, embora a Volkswagen afirme que as engrenagens do câmbio podem superar os 300 km/h. As suspensões do esportivo são MacPherson  na dianteira e multilink na traseira, com três opções de regulagens: conforto, normal e esportiva. As rodas são de 19 polegadas e os pneus têm medida 235/35.

Esportivo conta com várias partes feitas em fibra de carbono, como os espelhos retrovisores e o difusor de ar traseiro, que abriga a dupla saída de escapamento

Bancos do R400 são forrados com couro Alcântara e tecido que imita fibra de carbono, presente também nas portas e no volante

O visual pra lá de esportivo do R400 inclui para-choque dianteiro com grandes entradas de ar para motor e freios, traseira com difusor e dupla saída de escapamento, detalhes personalizados em amarelo, como a faixa dianteira que cruza os faróis de LEDs e as pinças de freios, além de algumas peças em fibra de carbono.

Interior do R400 traz volante com base achatada, sistema multimídia integrado ao painel e detalhes em amarelo

Por dentro, o modelo conta com revestimento dos bancos em couro Alcântara com costuras amarelas, sendo os dianteiros em concha, com a inscrição "R" no centro, além de detalhes que imitam fibra de carbono, presente também nas laterais das portas e no volante. Segundo a diretoria da montadora alemã, as chances do veículo ser fabricado em série são muito grandes.




terça-feira, 22 de abril de 2014

Kawasaki apresenta nova naked Z1000

A japonesa Kawasaki apresentou em Sumaré (SP), a sua nova naked Z1000 com visual totalmente modificado. O modelo sem carenagem integral, já na linha 2015, chega ao mercado brasileiro custando R$ 48.990 iniciais.

A grande mudança promovida pela Kawasaki na Z1000 2015 foi no seu visual, que ganhou linhas futuristas

As alterações promovidas pela Kawasaki na Z1000 foram profundas, a começar pelo visual totalmente futurista, com novas carenagens nas laterais do tanque, além do farol dianteiro estilizado, lembrando uma máscara.

Posição de pilotagem ficou mais esportiva, graças ao reposicionamento do guidão, mais baixo e avançado

Além disso, também houve modificações nas suspensões e no motor, que manteve a cilindrada em seu tetracilíndrico, mas ganhou aumento de potência, que saltou de 138 cv para 142 cv. Os freios do modelo contam com sistema ABS como opcionais, mas a Kawasaki optou por não oferecer o controle de tração no modelo. Já o tanque de combustível aumentou dois litros, passando de 15 para 17 litros.

Z1000 conta com saídas duplas de escapamentos, posicionadas em ambos os lados do modelo 

Na parte ciclística, a posição de pilotagem ficou ainda mais esportiva, com o guidão sendo reposicionado de forma a ficar mais baixo e avançado do que a geração anterior da Z1000.   

Mini apresenta Paceman renovado

A Mini aproveitou o Salão de Pequim (China), que começou no último final de semana, para apresentar a versão renovada do Paceman. As mudanças no modelo foram bem sutis, como a nova grade dianteira e rodas de liga leve de 17 polegadas, além dos faróis com lâmpadas de LEDs e sensores de estacionamento como item de série nas versões Cooper S e John Cooper Works.

Reestilização do Mini Paceman inclui nova grade dianteira, sensor de estacionamento, faróis de LEDs e rodas de 17 polegadas

Além disso, o veículo conta também com pacote opcional Piano Black Exterior, que traz acabamento em preto brilhante em algumas partes da carroceria, como o aro dos faróis, espelhos retrovisores e hack de teto.

Paceman na versão Cooper S ganhou sete cv a mais de potência, chegando agora a oferecer 190 cv

A Mini oferece quatro opções de motorização no Paceman: dois movidos a gasolina e dois a diesel (na Europa). A novidade na parte mecânica é a versão Cooper S, que ganhou 7 cv e agora oferece 190 cv de potência. 

Mostrador circular no meio do painel, tradicional nos modelos da Mini, abriga o computador de bordo com tela colorida

O novo Mini Paceman deve chegar ao mercado brasileiro até o final deste ano, e sua estreia será no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em outubro.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Citroen revela conceito de seu primeiro SUV compacto

A Citroen apresentou neste final de semana o seu primeiro conceito de SUV compacto. O C-XR Concept ainda está em estudo de estilo, mas deve servir de base para as linhas do futuro modelo que irá disputar mercado com Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008 e Renault Captur, entre outros.

Conceito C-XR Concept dever´servir de base para a criação do futuro SUV compacto da Citroen 

Projetado pelo grupo PSA-Peugeot Citroen, o C-XR Concept compartilha a mesma plataforma e vários outros componentes do Peugeot 2008, modelo que será apresentado no Brasil ainda este ano, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado no próximo mês de outubro. 

Com linhas limpas e design elegante, C-XR Concept poderá ser fabricado e vendido no Brasil

O C-XR Concept tem 4,26 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,65 metros, rodas de liga leve com aro de 17 polegadas, pneus de uso misto e design até que um tanto conservador para os padrões da Citroen. Se for vendido no mercado brasileiro, o modelo poderá ser produzido na fábrica da marca francesa, localizada em Porto Real (RJ).


domingo, 20 de abril de 2014

Peugeot apresenta novo sedã 408 na China

A Peugeot vai apresentar oficialmente a nova geração do sedã 408 neste domingo , durante a abertura do Salão de Pequim (China). Apesar de pertencer a uma classe superior, o novo modelo aproveita a mesma plataforma das versões hatch e perua do 308, mas com mudanças significativas no design. 

Novo 408 passa adotar a identidade visual da linha atual da Peugeot, como mostram as fotos feitas pelo site CarNewsChina

Na frente, o 408 tem novos faróis e grade atualizados com a atual identidade visual da Peugeot. A traseira foi redesenhada e ficou mais elegante, com novas lanternas e a placa ficando agora localizada na tampa do porta-malas. 

Nova posição do suporte de placa, localizado na tampa do porta-malas, além das lanternas redesenhadas fizeram com que a traseira do 408 ficasse parecida com a do Nissan Sentra

Na parte mecânica, o novo Peugeot 408 terá três opções de motorização: 1.6 aspirado, que rende 117 cv potência, 1.8 aspirado com 140 cv de potência e o 1.6 turbo THP, com 165 cv de potência.



sábado, 19 de abril de 2014

Ford convoca proprietários do novo Fusion para recall

A Ford está convocando para recall os proprietários do novo Fusion modelo 2013, fabricados entre 19 de setembro de 2012 e 30 de abril de 2013. O chamado é para verificação e possível substituição dos componentes de fixação do mecanismo que reclina os bancos dianteiros.

Ford Fusion 2013 é mais um veículo a entrar na lista de convocados para recall neste ano no Brasil

De acordo com a Ford, o mecanismo do encosto de alguns bancos foi soldado e fixado de maneira irregular na estrutura do assento, o que pode ocasionar inicialmente ruídos ou dificuldades para ajustar a inclinação. Nestas condições, o encosto do banco pode apresentar menor resistência em caso de colisão em um acidente, aumentando o risco de lesão aos ocupantes do veículo.

Os veículos envolvidos no recall possuem numeração de chassi de R104192 a R331925. O serviço será realizado a partir do próximo dia 22 de abril. Para maiores informações e agendamento, a Ford disponibilizou o telefone 0800 7033673, além do site www.ford.com.br.

Volkswagen reestiliza sedã Jetta

A Volkswagen promoveu uma reestilização na linha 2015 do sedã Jetta, que agora passa ter a frente com o visual do seu irmão maior, o Passat. O veículo será oficialmente apresentado ao público neste final de semana, durante o Salão de Nova Iorque (EUA). 

As mudanças em relação ao modelo anterior do Jetta incluem novos faróis bi xenôn (vendidos como acessórios opcionais) e luzes de LEDs diurnas. Na traseira, destaque para a nova tampa do porta-malas com spoiler e lanternas com LEDs nas versões GLi e Híbrida.

Reestilização promovida pela Volkswagen deixou o sedã Jetta 2015 com a cara do seu irmão maior, o Passat

Por dentro, as versões mais luxuosas do sedã incluem cromados no painel e nos instrumentos, novo volante multifuncional, controles de saída do ar-condicionado e luzes atualizadas, além de detalhes com acabamento "black piano" e estofamento com novas opções de cores e desenhos. Entre os equipamentos de segurança, destaque para o detector de ponto cego para o motorista, aviso de colisão frontal e para pedestres que estejam andando atrás do veículo. 

Traseira do Jetta 2015 conta com nova tampa do porta-malas com spoiler e lanternas com luzes de LEDs nas versões GLi e Híbrida

Na parte mecânica, além da opção dos motores a gasolina, a Volkswagen decidiu manter também o motor 2.0 litros turbodiesel de quatro cilindros, que agora desenvolve 10 cv a mais que a versão 2014, alcançando 152 cv de potência.

Nos Estados Unidos, o novo Jetta 2015 começará a ser vendido no segundo semestre deste ano. É possível que o modelo chegue ao mercado brasileiro no final de 2014 ou começo de 2015, vindo do México, onde é fabricado.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Nissan apresenta nova geração do crossover Murano

A Nissan está aproveitando o Salão de Nova Iorque para apresentar a terceira geração do crossover Murano, modelo top de linha da marca nipônica, que ganhou linhas inspiradas no conceito Resonance. Um dos destaques do SUV é o seu baixo coeficiente aerodinâmico (0,31), muito próximo do oferecido pelos melhores sedãs do mercado, além dos faróis em LEDs. 

Crossover Murano é o modelo top de linha da Nissan (Sem levar em consideração a marca de luxo Infinit)

No interior, o novo Murano traz tela central de oito polegadas para entretenimento e controles, sistema de som Bose com 11 auto-falantes, ventilação nos bancos dianteiros e traseiros (Que também contam com aquecimento), alertas para risco de colisão frontal, controlador de distância do veículo à frente e aviso para veículo em tráfego cruzado.

Novo Nissan Murano teve suas linhas inspirados no carro-conceito Resonance

Painel do crossover abriga tela central de oito polegadas, com sistema de entretenimento e demais controles do veículo

A Nissan disponibilizou apenas uma opção de motor para o Murano: Um V6 de 3.5 litros a gasolina, que desenvolve 260 cv de potência e que trabalha em conjunto com a transmissão continuamente variável CVT. Além disso, o modelo traz a opção de tração dianteira ou integral e rodas de 20 polegadas. Por enquanto, ainda não existem informações sobre a chegada do novo Murano ao mercado brasileiro.




quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ford divulga o motor do novo Ka

A Ford revelou que o novo Ka, que chega ao mercado brasileiro no começo do segundo semestre deste ano, será equipado com um inédito motor 1.0 litros flex de três cilindros.  

O inédito propulsor é da mesma linha da família EcoBoost, mas não conta com turbo e injeção direta, visando diminuir os custos de produção. O propulsor tem quatro válvulas por cilindro com duplo comando independente e variável, que contribui para aumento do torque em baixa ou em regime intermediário de rotação. 

Novo Ford Ka será equipado com inédito motor 1.0 flex de três cilindros, da mesma linha da família do EcoBoost, mas sem turbo e injeção direta

O coração do novo Ka vai entregar 85 cv de potência a 6.500 rpm e 10,7 kgfm com etanol e 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque com gasolina. Além disso, o novo propulsor também não terá tanquinho de partida à frio. Com investimento de R$ 400 milhões, o motor será produzido na fábrica da Ford em Camaçari (BA), junto com o novo Ka.

Land Rover irá substituir Freelander por novo modelo

A Land Rover anunciou esta semana que irá substituir o Freelander por um novo modelo, chamado pela montadora de Discovery Sport. Com previsão de chegada ao mercado mundial em 2015, o Discovery irá deixar de ser um modelo e se tornar uma linha de produtos, assim como aconteceu com a família Range Rover.  

Discovery Vision Concept servirá de base para o lançamento do modelo que irá substituir o Freelander 

Inicialmente, o Discovery Sport será um utilitário esportivo com capacidade para cinco e sete pessoas, para concorrer com rivais asiáticos, e o primeiro veículo da nova linha da Land Rover. A nomenclatura "Sport" será utilizada no carro de entrada, mas possivelmente haverá também outras duas opções de acabamentos. 

O anúncio do lançamento do substituto do Freelander aconteceu no Salão de Nova Iorque (EUA), palco da apresentação do Discovery Vision Concept, que antecipa o visual da futura linha Discovery.




quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mini lança Countryman Cooper S Exclusive no Brasil

A Mini está trazendo para o Brasil a versão Countryman Cooper S Exclusive. O veículo conta com ar-condicionado digital, teto solar panorâmico, controles de estabilidade e tração, faróis bi-xenon, seis airbags, bancos dianteiros esportivos com ajustes de altura e distância e volante multifuncional com controles do piloto automático, além de tapetes em veludo. 

Mini Countryman Cooper S Exclusive chega ao mercado brasileiro custando R$ 124.950

A nova versão tem dez opções de cores e é equipada com o mesmo motor 1.6 turbo da linha Cooper S, que desenvolve 184 cv de potência e 24,4 kgfm de torque. Já a transmissão é a automática de seis velocidades, com borboletas para troca de marchas sequenciais. Com esse conjunto, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e alcança 210 km/h de velocidade máxima.

O Mini Countryman Cooper S Exclusive tem preço sugerido no Brasil de R$ 124.950.

Nissan libera as primeiras imagens do novo Versa

O novo Versa será apresentado no Salão de Nova Iorque durante os dias 18 e 27 de abril, mas a Nissan não quis esperar e já antecipou algumas imagens e informações sobre o veículo. 

Novo Nissan Versa recebeu reestilização nos para-choques, espelhos retrovisores e grade frontal, além de ganhar novas rodas de liga leve, com 15 polegadas

Por fora, o sedã recebeu leve reestilização, passando a exibir a grade frontal cromada, novos para-choques dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores redesenhados (Com luzes de seta na versão SL) e novas rodas de liga leve de 15 polegadas na versão SV.

Nova geração do modelo será vendida nos Estados Unidos ao preço de US$ 11.990
No interior, o Versa conta com saídas de ar retangulares e um novo volante multifuncional com controles de som, ficando parecido com a interna do March reestilizado. As versões S e S Plus trazem ainda sistema de som com CD Player e entradas auxiliares.

Interior do Versa conta com saídas de ar centrais retangulares e novo volante multifuncional, com comandos do som integrados

Nos Estados Unidos, o sedã será vendido com o mesmo motor 1.6 de 109 cv de potência que equipava a geração anterior. As transmissões serão a automática de quatro velocidades e a Xtronic CVT, além da manual de cinco velocidades.