Preparando uma reação devido à queda nas vendas do Gol, a Volkswagen deve estrear no campeão de vendas da marca, em poucos meses, um novo motor 1.6 16V da família EA-211, a mesma do 1.0 12V e três cilindros que equipa o compacto up!. O novo propulsor irá ocupar o lugar do atual 1.6 8V, da família EA 111 VHT.
Flagrante do novo motor 1.6 16V da família EA-211, já montado em um modelo Gol, certamente em testes de rodagem, em foto feita por Diogo Dias, para o site Carplace |
Inicialmente, a montadora alemã tinha a intenção de estrear o novo motor na Saveiro Cross, mas segundo fontes ligadas à Volkswagen, o Gol com o novo propulsor já está em produção e deve chegar às concessionárias em, no máximo, dois meses.
A Volkswagen ainda não confirmou oficialmente, mas o novo motor 1.6 16V flex traz bloco de alumínio e comando de válvulas variável na admissão, além de coletor de escapamento integrado ao cabeçote, o que faz com que a temperatura ideal de trabalho seja alcançada mais rapidamente. Além disso, o propulsor deverá ter potência de 120 cv quando abastecido com etanol e 115 cv com gasolina, e ainda irá contar com tecnologia de aquecimento de combustível (etanol) que eliminará o tanquinho de gasolina da partida a frio. No futuro, ele também poderá ser dotado de injeção direta.
A troca do motor será a última mudança significativa do atual Gol. A nova geração do modelo, que será feita sobre a plataforma modular MQB (A mesma usada no Golf e no Audi A3), deve chegar ao mercado brasileiro em aproximadamente dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário