O Exército Brasileiro recebeu na última segunda-feira (24), o primeiro lote do Guarani, blindado desenvolvido em parceria com a fabricante italiana de veículos pesados Iveco, marca pertencente ao Grupo Fiat. Avaliado em R$ 2,9 milhões, o modelo é o primeiro desse tipo a ser projetado pela montadora fora da Europa.
Novo integrante do Exército Brasileiro, blindado Guarani é o primeiro veículo militar desse tipo a ser projetado pela Iveco fora da Europa |
O 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, localizado em Cascavel (PR), será o destino das primeiras 13 unidades (De um total de 86) do Guarani. Os veículos serão utilizados em treinamentos militares e no patrulhamento de fronteira.
O novo veículo do Exército Brasileiro mede 7 metros de comprimento e pesa 18 toneladas. Apesar disso, pode atingir 110 km/h de velocidade máxima e transportar até 11 militares (Sendo oito soldados, um atirador um piloto), além de ter a capacidade de atravessar terrenos em áreas alagadas.
Entre os equipamentos do blindado, estão GPS, visão noturna, blindagem à prova de minas terrestres, sistema automatizado de pressão dos pneus, suspensões independentes em cada uma das seis rodas, ar condicionado com filtros contra armas químicas, biológicas e nucleares.
No quesito armamento, o Guarani será equipado com metralhadoras de calibre .50 e 7.62, além de canhões de 30 mm. Mas o armamento pode variar, de acordo com as configurações do veículo (Que podem chegar a dez).
Nenhum comentário:
Postar um comentário