segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Mercosul terá padronização de placas nos veículos

O projeto que prevê a unificação das placas de veículos dos países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) teve sequência na última semana, quando funcionários destes governos se reuniram em Buenos Aires para discutir o assunto.

A ideia é que a nova forma de identificação proposta para o Mercosul tenha validade a partir de 2016 para os veículos de transporte de cargas e de passageiros, e em 2018 para automóveis de passeio.

Projeto que prevê a unificação de todas as placas de identificação dos veículos de países membros do Mercosul já está dois anos atrasado. Estimativa agora é que entre em vigor a partir de 2016
O layout final para identificação de 100 milhões de veículos ainda precisa ser definido, já que o formato e a composição alfanumérica ainda não foram escolhidos. O projeto já conta com dois anos de atraso (foi anunciado em 2010) e deveria ter entrado em vigor este ano.

Enquanto isso, na Argentina, as combinações para as placas estão praticamente esgotadas. O formato adotado no país vizinho, com três letras e três números, tem apenas mais dois milhões de combinações possíveis. Já no Brasil, a situação é mais tranquila, pois ainda possuímos mais de 94 milhões de combinações disponíveis, número suficiente para mais 15 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário