quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Revelada nova geração do Volvo XC90

A Volvo divulgou de forma oficial a segunda geração do SUV XC90. O modelo ganhou formas mais retilíneas e o desenho da sua dianteira, com faróis equipados com feixes de luzes de LEDs, apelidados de "martelo de Thor", apontam a tendência que deverá ser seguida nos próximos modelos da montadora.

O novo XC90 é baseado na plataforma modelar SPA (Scalable Product Architecture), que tem apenas a seção entre o eixo dianteiro e os pedais fixa, já que as demais partes podem ser redimensionadas para se adequarem aos demais modelos, de tamanhos e categorias variadas.

Depois de 11 anos (foi apresentado em 2003), Volvo XC90 chega à segunda geração. Modelo ganhou formas mais retilíneas, que deverão inspirar futuros veículos da montadora

Com sete lugares, a nova geração do SUV sueco conta com amplo teto solar (um dos maiores do mercado), além de uma grande tela central no painel, que comanda funções como áudio, telefone e navegação, entre outras. O ar-condicionado tem ajuste em quatro zonas e o veículo é equipado com o Apple Car Play com reconhecimento de voz. O sistema de som utiliza alto-falantes da marca Bowers & Wikins, com amplificador de 1.400 watts.

Na parte de segurança, o XC90 de segunda geração é o primeiro veículo do mundo a detectar que o motorista está entrando em uma curva ou rotatória diante de um veículo em maior velocidade e acionar os freios antes de entrar na trajetória de tal veículo. Já o sistema City Safety, que identifica objetos à frente em baixa velocidade e freia o carro, agora também reconhece pedestres e ciclistas, mesmo à noite. Outro dispositivo, para uso fora de estrada, aperta os cintos de segurança caso detecte um movimento acentuado ou impacto sobe o automóvel, evitando lesões nos ocupantes.

Painel do renovado SUV conta com uma grande tela (semelhante a um tablet), que controla várias funções do carro, como sistema de áudio, telefone e navegação 

Na parte mecânica, o XC90 será oferecido com motores a gasolina T5, com 254 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, e T6, com turbo e compressor, que fornece 320 cv e 40,8 kgfm, além dos propulsores a diesel D4, com 190 cv e 40,8 kgfm e D5 com 225 cv e 47,9 kgfm. Haverá também a versão híbrida T8, recarregável em tomada externa, que soma um 2.0 turbo e compressor de quatro cilindros a um motor elétrico, que juntos produzem 400 cv de potência e 65,3 kgfm de torque. O câmbio automático é de oito velocidades, a suspensão traz o sistema Four-C de controle eletrônico de amortecimento e as rodas podem ter até 22 polegadas.

XC90 terá opções de motorizações à gasolina, diesel e até uma versão híbrida, que combinada com um motor de quatro cilindros, turbo e compressor, produzem 400 cv de potência.   

Para marcar o início das vendas da segunda geração do XC90, a Volvo irá comercializar uma edição especial do modelo, chamada de First Edition, mas apenas pela internet. Serão somente 1.927 unidades (uma referência ao ano de fundação da montadora), equipadas com motor de 320 cv e detalhes exclusivos de acabamento.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário