sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nova Honda CB 600F chega para ocupar o lugar da Hornet

A Honda CB 600F Hornet, uma das motocicletas naked (sem carenagem) mais cobiçadas do Brasil, deixará a linha de produção em breve. Em seu lugar, a montadora japonesa deve lançar a CB 600F, que começará a ser fabricada em Manaus (AM) ainda no segundo semestre deste ano.

Segundo a Honda, a CB 600F é mais urbana é menos agressiva, privilegiando o toque em baixos e médios giros, o que favorece a redução do consumo de combustível e a suavidade na condução

Embora vá ocupar o lugar da Hornet, a CB 600F é mais urbana e menos agressiva. Seu motor é um quatro cilindros em linha, com 16 válvulas e maior curso do pistão, que entrega 87 cv a 11.000 rpm e 6,4 kgfm de torque a 8.000 rpm. Mas, ao invés de ganho de potência, o modelo privilegia o torque em baixos e médios giros, principalmente antes dos 4.000 rpm.

Novo modelo deve começar a ser fabricado na planta da Honda, em Manaus (AM), ainda neste segundo semestre. Preço deve ficar na casa dos R$ 30 mil

O resultado dessa fórmula são acelerações e retomadas fortes, aliadas à redução no consumo de combustível em viagens de cruzeiro, caracterizando a facilidade de uso e a condução suave em qualquer rotação, típica dos modelos Honda.

Outra mudança na CB 600F em relação à Hornet é o seu chassi em estrutura de aço (o da Hornet é em alumínio, 18 kg mais leve). Em compensação, os discos de freio são maiores (passaram de 260 mm para 320 mm), o guidão é mais largo e a posição de pilotagem é mais confortável, já que o piloto fica menos inclinado para frente.

CB 600F conta com chassi em estrutura de aço, ponteira de escapamento mais curta, freios a disco de 320 mm, guidão mais largo e posição de pilotagem menos inclinada para frente, favorecendo o conforto  

Atualmente, a Hornet custa R$ 32.300 na versão standard e R$ 35.300 no modelo equipado com C-ABS. A sua substituta deverá ser lançada com preço menor (algo em torno de R$ 30 mil), devido ao custo do projeto ser mais baixo.

Segundo especulações da imprensa especializada, a Honda estaria preparando uma nova geração da Hornet, equipada com motor de 800 cc, que desenvolveria 115 cv de potência e 8,8 kgfm de torque

Para os fãs da Hornet que não aprovam a saída de linha do modelo, a Honda informou que uma nova geração da naked está por vir, equipada com um novo motor de 800 cc. Assim, ela irá se alinhar com suas principais concorrentes em cilindrada, como a Kawasaki Z800, BMW F800R, Ducati Streetfigther 848 e Suzuki GSR 750. A nova Hornet 800 deverá ter cerca de 115 cv de potência e 8,8 kgfm de torque, peso estimado em 190 kg e velocidade máxima de 230 km/h.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário