quinta-feira, 10 de julho de 2014

Volvo lança câmbio de dupla embreagem para caminhões

A sueca Volvo apresentou uma caixa de câmbio de dupla embreagem que irá equipar seus modelos de caminhões. A principal vantagem desse tipo de transmissão é a rapidez nas trocas de marchas, pois o sistema utiliza dois eixos de entrada de força e mantém sempre duas marchas engrenadas de modo simultâneo. Desse modo, quando o veículo arranca em primeira marcha, a segunda já está pronta para entrar em ação e, assim que é selecionada, uma das embreagens é liberada e a outra acoplada, de forma automática, em frações de segundo.

Segundo a Volvo, a maior vantagem do uso da transmissão de dupla embreagem é a rapidez e suavidade nas trocas de marchas, aliadas à economia de combustível e o menor desgaste de outros componentes

De acordo com a Volvo, os benefícios da dupla embreagem são ainda maiores para caminhões, já que os pesados exigem trocas frequentes de marchas para manutenção da velocidade, principalmente em estradas com muitos aclives, declives e curvas acentuadas. Além disso, a maior suavidade nas trocas evita o desgaste de outros componentes, como o diferencial, por exemplo, contribuindo para a redução do consumo de combustível e dos custos de manutenção.

Com o gerenciamento inteligente, o câmbio de dupla embreagem pode inclusive "pular" uma ou mais marchas, saindo direto da segunda para a sexta em uma descida, ou de quinta para a segunda em uma subida, por exemplo. 

A princípio, a Volvo Trucks informou que irá disponibilizar a transmissão de dupla embreagem para os caminhões modelos FH, equipados com motores 460, 500 e 540 HP.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário