Tentando entrar de vez no mercado automotivo mundial, as rodas de plástico, que na verdade são fabricadas em polímero termoplástico com carbono, podem agora estrear pra valer. Duas empresas estão finalizando os últimos detalhes para que o novo material seja utilizado em equipamento rodante pelas montadoras.
A petroquímica árabe Sabic e a suíça Kringlan Composites deverão lançar um novo tipo de roda composta de termoplástico-carbono, em parceria com uma montadora alemã, cuja identidade é mantida em sigilo. O novo composto, chamado de resina Ultem, proporciona redução de peso e é ecologicamente sustentável.
Produzida em polímero termoplástico com carbono, as novas rodas deverão contribuir para diminuir o impacto ambiental e reduzir o consumo de combustível dos automóveis |
Além disso, o processo de produção é mais barato do que o utilizado na fabricação de rodas de aço ou alumínio. A Kringlan será a responsável pelo desenho tridimensional dos componentes da roda e garante que a resina Ultem é resistente às altas temperaturas, produtos químicos e apresenta boa estabilidade dimensional.
Leve e resistente, a nova roda poderá ser montada com peças de alumínio para decoração. A produção tem menor impacto ambiental e oferece diminuição no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes dos automóveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário