segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ford mostra primeira imagem do interior do novo Ka

Uma imagem mostrando parte do interior do novo Ka foi divulgada pela Ford na última semana. Como já era previsto,o painel do novo compacto da montadora americana é muito semelhante ao existente no New Fiesta.

Revelar um lançamento aos poucos faz parte da estratégia da Ford, que divulgou a primeira imagem do interior do novo compacto Ka

A grande atração é o sistema de conectividade SYNC, com função AppLink, que permite acessar aplicativos instalados em telefone celular. Os ocupantes do novo Ka poderão controlar o sistema de som e suas funções através de comandos de voz. Haverá também um dock para carregar e reproduzir mídias de smartphones e outros aparelhos móveis, como iPod. Além disso, o novo Ka terá equipamentos inéditos para um carro de sua categoria, como controles de estabilidade e de tração e assistente de partidas em rampas. 

Versões de entrada do novo Ka serão equipadas com um inédito motor 1.0 de três cilindros que, segundo a Ford, será o mais econômico de sua categoria

O veículo será comercializado nas carrocerias hatch e sedã, que será chamada de Ka+, com versões de acabamento denominadas de SE (entrada) e SEL (top de linha). As opções mais baratas do modelo serão equipadas com o inédito motor Ford 1.0 de três cilindros em linha, capaz de produzir 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque com etanol e 80 cv e 10,2 kgfm com gasolina. De acordo com a Ford, o novo Ka será o mais econômico de sua categoria, com médias de consumo de 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada quando abastecido com etanol, e de 13km/l em trecho urbano e 15,1 km/l em rodovias usando gasolina. Em ambos os casos, os valores foram obtidos sem o uso de ar-condicionado. 

Já as versões mais completas do novo Ford Ka podem chegar ao mercado brasileiro com o mesmo motor 1.5 utilizado no New Fiesta, que desenvolve 111 cv de potência com etanol e 1.7 cv com gasolina. 


domingo, 29 de junho de 2014

Harley-Davidson apresenta projeto de sua 1º motocicleta elétrica

Os fãs mais ardorosos da Harley-Davidson, um dos ícones do estilo americano de viver, certamente torceram o nariz quando a marca revelou o projeto LiveWire, que consiste na primeira motocicleta elétrica da montadora americana. A partir da próxima semana, consumidores selecionados nos Estados Unidos irão pilotar a máquina e emitir suas opiniões sobre o modelo.

Intenção da Harley-Davidson com o projeto LiveWire é colher opiniões dos consumidores sobre como deverá ser a futura motocicleta elétrica da marca

Ainda fora dos planos de uma futura comercialização por parte da Harley-Davidson, o projeto LiveWire foi desenvolvido para coletar sugestões de como deve ser a motocicleta elétrica da marca, vista sob a perspectiva dos motociclistas. 

Mesmo com a ampla divulgação do projeto, a Harley-Davidson afirma que a comercialização do modelo elétrico ainda não está nos planos da montadora americana 

Para aqueles que não terão a oportunidade de pilotar o modelo, a Harley irá disponibilizar o projeto através do Jumpstart, ferramenta de demonstração onde a moto é fixada com as rodas girando sobre a esteira do equipamento, proporcionando ao piloto a condição de experimentar as motocicletas da marca, de uma forma totalmente segura.

Além das concessionárias dos Estados Unidos, a marca pretende, a partir de 2015, divulgar o projeto LiveWire também no Canadá e em países da Europa

Como parte da divulgação do projeto LiveWire, cerca de 30 concessionárias da Harley-Davidson serão visitadas em uma turnê pelos Estados Unidos neste ano, começando pela lendária Rota 66. Em 2015, além do território norte-americano, o projeto deverá se estender também para o Canadá e a Europa.

sábado, 28 de junho de 2014

Audi RS7 desembarca no Brasil

A Audi está trazendo pra o mercado brasileiro o RS7, versão superesportiva do cupê de quatro portas A7. O modelo conta com motor 4.0 TFSI, que desenvolve 560 cv de potência e 71,3 kgfm de torque entre 1.750 e 5.500 rpm, que trabalha aliado ao câmbio automático de oito velocidades, com opção de trocas sequenciais. Com esse conjunto, o RS7 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, chegando a 305 km/h de velocidade máxima.


Audi RS7, versão superesportiva do cupê de quatro portas A7, já pode ser encomendado nas concessionárias da marca alemã por R$ 589.360 

Seguindo a tradição da linha RS, o veículo conta com design esportivo, incorporando as mudanças recentes da reestilização feitas no A7, principalmente nos faróis. As rodas de liga leve são de 21 polegadas e o para-choque dianteiro possui entradas de ar maiores e com estilo bem agressivo.

Interior do modelo segue o excelente padrão de acabamento da Audi, com destaque para o volante de base achatada, sistema de navegação, som de alta fidelidade e bancos do tipo concha

No interior, destaque para os bancos do tipo concha revestidos em couro, volante de três raios e base achatada, sistema de navegação MMI Plus e som de alta fidelidade da Bang & Olufsen, com 14 auto falantes. 

Equipado com motor 4.0 TFSI e câmbio automático de oito velocidades com trocas sequenciais, RS7 vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos,  chegando a 305 km/h de velocidade máxima

O Audi RS7 já está disponível para encomenda na rede de concessionárias da marca alemã  espalhadas pelo Brasil pelo preço de R$ 589.360.


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Novo Edge é apresentado pela Ford

A nova geração do crossover Edge foi apresentada pela Ford nesta semana em Dearborne (EUA). O veículo conta praticamente com o mesmo visual do Edge conceitual, apresentado no último Salão de Los Angeles (EUA). A dianteira adota traços mais esportivos, lembrando o Hyundai Santa Fe, enquanto que a traseira ganhou novas lanternas, interligadas por um friso que percorre toda a extensão da tampa do porta-malas. 

Nova geração do Ford Edge adota praticamente as mesmas linhas do Edge conceitual, apresentado durante o Salão de Los Angeles (EUA)

No interior do novo Edge, as mudanças foram poucas. O quadro de instrumentos digital e o console central repleto de botões foram preservados. Além disso, existe uma tela de LCD com oito polegadas sensível ao toque, que exibe todas as informações do sistema multimídia SYNC. Como opcional, teto solar panorâmico de 1,21 metros de comprimento, o maior da categoria.

Traseira do crossover mudou bastante, com saídas duplas de escapamentos redesenhadas e a adoção de novas lanternas, interligadas por um friso que percorre toda a extensão da tampa do porta-malas

O crossover é equipado com uma nova suspensão dianteira do tipo McPherson, sendo independente na traseira. Entre os itens de série, estão direção elétrica adaptativa, sistema de estacionamento autônomo, bancos com ventilação e aquecimento, monitoramento de pontos cegos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e piloto automático adaptativo. O veículo também terá cintos de segurança infláveis (para proteção do tórax dos passageiros em caso de impacto) e airbag embutido no porta-luvas, para proteção dos joelhos do passageiro.

No interior, as mudanças foram poucas. Destaque para a tela de LCD com oito polegadas no alto do painel, que concentra as informações do sistema SYNC

O novo Edge será oferecido com três opções de motorização: 2.0 EcoBoost, que rende 245 cv, 2.7 EcoBoost V6, com mais de 300 cv e o 3.5 V6 movido a gasolina, que não teve sua potência revelada pela Ford. Todas as versões serão equipadas com a transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais. 

No mercado brasileiro, a nova geração do Ford Edge deverá ser lançada no segundo semestre de 2015.



Jaguar confirma fabricação e a vinda do F-Type Project 7 ao Brasil

Comemorando o 60º aniversário do modelo D-Type, a britânica Jaguar anunciou a fabricação de 250 unidades do F-Type Project 7, que será apresentado durante a realização do festival Goodwood 2014. O modelo, considerado o mais rápido já produzido pela marca, será feito de forma manual em uma linha exclusiva da nova equipe de Operações Especiais Jaguar Land Rover, sendo que as primeiras unidades deverão entregues em meados de 2015, inclusive no Brasil.

Para comemorar o 60º aniversário do modelo D-Type, a Jaguar anunciou a fabricação do F-Type Project 7, que será o veículo mais rápido da história da marca inglesa

O F-Type Project 7 será equipado com motor 5.0 supercharged, movido a gasolina, que irá produzir 575 cv de potência e 69,39 kgfm de torque, capaz de fazer o veículo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 300 km/h. As linhas do modelo são fiéis ao design do conceito apresentado em 2013, e que homenageia as sete vitórias da Jaguar na corrida de Le Mans (França).

Com linhas exclusivas, F-Type Project 7 homenageia as sete vitórias obtidas pela Jaguar na tradicional corrida de Le Mans (França) 

Na construção artesanal do modelo, serão empregados materiais nobres, como fibra de carbono aerodinâmicas personalizadas, além de freios de carbono e cerâmica. O esportivo contará com teto dobrável e seu porta-malas terá capacidade para 196 litros. As cores disponíveis serão a Ultra Blue, Caldera Red, British Racing Green, Ultimate Black e Glacier White.

Serão produzidos apenas 250 unidades do modelo, que terão uma placa de identificação, assinada pelo chefe de design da Jaguar, Ian Callum 

Em cada uma das 250 unidades, a Jaguar pretende colocar uma placa numerada entre os bancos, assinada pelo chefe de design da montadora, Ian Callum, o que tornará o modelo ainda mais exclusivo. 


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Jeep Renegade terá edição especial de lançamento

Para comemorar o lançamento do seu novo veículo, o Renegade, a Jeep fará uma edição especial do modelo. Batizada de Opening Edition, a série conta com duas opções de cores de carroceria (branco ou laranja), rodas de alumínio de 18 polegadas, detalhes internos com acabamento laranja, distintivos especiais da edição, revestimento em couro na cor preta com costura contrastante em laranja, ar-condicionado dupla-zona, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas e navegador integrado. 

Página-teste do Jeep Renegade na internet mostra, entre outras coisas, que haverá uma edição especial de lançamento do SUV compacto

Na parte mecânica, serão três opções de motorização: 1.4 MultiAir II de quatro cilindros, com 138 cv de potência e 23,45 kgfm de torque, 1.6 MultiJet II turbodiesel, que rende 118 cv e 32,63 kgfm e o 2.0 MultiJet II turbodiesel, que produz 138 cv e 35,69 kgfm de torque.

Série especial do Renegade terá ampla lista de acessórios e acabamento interno na cor preta, com detalhes contrastantes na cor laranja

O Renegade será o primeiro modelo da Jeep a ser produzido no Brasil, na futura unidade da Fiat-Chrysler em Goiana (PE), que iniciará suas operações em 2015. De acordo com a montadora, no mercado brasileiro, o SUV compacto pode ser equipado com motor 1.8 e.TorQ flex.

Honda convoca Civic e CR-V por defeito em peça do airbag

A Honda do Brasil está convocando os proprietários dos modelos Civic e CR-V para recall do insuflador do airbag dianteiro do passageiro. Segundo a montadora japonesa, pode ocorrer a ruptura da peça em caso de acionamento em colisões frontais moderadas ou severas, com possibilidade de projeção de fragmentos para o interior do veículo.

No caso do Civic, estão envolvidos no recall as unidades ano-modelo 2001, fabricadas entre 14 de dezembro de 2000 a 21 de julho de 2001, com numeração de chassi de 1Z000350 a 1Z015559, além do ano-modelo 2002, produzidos entre 24 de agosto de 2001 a 27 de setembro de 2002, com numeração de chassi de  2Z101278 a 2Z121636, e o ano-modelo 2003, com fabricação de 26 de setembro de 2002 a 20 de agosto de 2003, com chassi numerado de 3Z100005 a 3Z115798.

Já para o CR-V, as unidades que deverão atender o chamamento são as do ano-modelo 2002, produzidas entre 7 de janeiro de 2002 a 3 de agosto de 2002, com numeração de chassi de  2C202262 a 2C213681, além do ano-modelo 2003, fabricados em 4 de março de 2003, com chassi número 3C206022 a 3C206031.

Os proprietários dos modelos envolvidos no recall podem comparecer à uma concessionária Honda a partir do próximo dia 2 de julho para que o reparo seja feito de forma gratuita. Para aqueles que procuram maior comodidade, é recomendável o agendamento do serviço através do site da montadora (www.honda.com.br/recall/autos). Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 0800 701 3432 (segunda à sexta, das 8h às 18 horas)

Com chances de vir para o Brasil, Renault Captur chega a 200 mil unidades produzidas

Exatamente sete meses após atingir a marca de 100 mil unidades produzidas, o crossover Captur, considerado atualmente como a estrela da Renault, alcançou a significativa marca de 200 mil exemplares fabricados na planta de Valladolid, na Espanha. Segundo a imprensa especializada, o SUV compacto é considerado um dos maiores acertos comerciais da montadora francesa nos últimos tempos.

Sucesso de vendas no velho continente, Renault Captur atingiu a marca de 200 mil unidades produzidas. Crossover pode chegar ao Brasil em breve 

Com acabamento de alto nível e ampla lista de equipamentos de série, Captur teria um posicionamento premium na linha da Renault, ficando acima do Duster no mercado brasileiro

O comprador da unidade de número 200 mil do Captur mora na França, e optou por um exemplar pintado na cor cinza, em contraste com o teto preto, equipado com motor 1.5 dCi diesel, que produz 90 cv de potência, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.

Segundo especulações, além da comercialização do Captur no Brasil, Renault também teria planos de fabricar o modelo em solo brasileiro

Sobre a comercialização do Captur no mercado brasileiro, existem rumores de que a Renault deve trazer a versão top de linha do modelo, que é equipada com motor 1.2 turbo, de 120 cv de potência e câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem. Para evitar a canibalização com o Duster, o crossover Captur terá um posicionamento mais premium, devido ao acabamento mais refinado e ampla lista de equipamentos de série. A possibilidade de produção local também não estaria descartada.




quarta-feira, 25 de junho de 2014

Volkswagen pode produzir Beetle Dune em série

Apresentado pela Volkswagen no Salão de Detroit como um conceito do Beetle com estilo fora-de-estrada, o Beetle Dune pode virar realidade e ser produzido em série pela montadora alemã, que afirma que o modelo tem um "design de quase-produção". 

Conceito Beetle Dune, apresentado no último Salão de Detroit, pode ganhar produção em série da Volkswagen

Se for produzido em série, Dune será o Beetle mais esportivo da história. VW pode equipar o modelo com o motor 2.0 turbo, de 207 cv de potência

Segundo a Volkswagen, tudo o que existe no veículo é perfeitamente viável. Se confirmada sua produção, o Dune será o Beetle mais esportivo da história, apesar de não contar com o motor mais forte da montadora. O modelo deverá utilizar o bloco 2.0 turbo de quatro cilindros, que desenvolve 207 cv de potência, que trabalha em conjunto com a transmissão automática DSG de seis velocidades e dupla embreagem, capaz de levar o veículo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, com velocidade máxima de 227 km/h.

Chevrolet mostra interior do novo Cruze

Depois de mostrar o exterior do novo Cruze 2015-2016, apresentado durante o último Salão de Pequim (China), a Chevrolet resolveu finalmente divulgar uma imagem do interior do modelo, que está mais luxuoso do que a versão anterior, com adoção de materiais mais elaborados, mais equipamentos de série e duas tonalidades de cores no acabamento.

Os bancos e apliques no painel das portas do novo Cruze são estofados em couro marrom, com detalhes cromados e acabamento em piano black. Já o centro do painel abriga o sistema de informação e entretenimento MyLink, com tela sensível ao toque de oito polegadas.

Depois de apresentar o novo Cruze no último Salão de Pequim, Chevrolet finalmente revelou o interior do sedã, que está mais luxuoso do que a versão anterior

A versão chinesa do sedã será equipada com motor 1.4 turbo ou 1.5 aspirado, com a opção de escolha de três tipos de transmissão, sendo duas de seis marchas (uma manual e outra automática), além da nova caixa de dupla embreagem e sete velocidades. 

Apesar da nova versão do interior do Cruze ter sido confirmada apenas para o mercado chinês, a aposta é que ele também deverá ser aplicado na versão norte-americana. Por enquanto, não se tem a confirmação de que o Cruze vendido no mercado brasileiro passará por mudanças, adotando o novo visual.

Novo X5 xDrive35i começa a ser vendido no Brasil

A BMW anunciou o início da comercialização do novo X5 xDrive35i no mercado brasileiro. O SUV será vendido em duas opções de acabamento, com preços que variam de R$ 329.950 para a versão convencional e R$ 359.950 para a versão Full (que conta com heads-up display e bancos traseiros reclináveis e deslizantes). 

Novo X5 xDrive35i chega ao mercado brasileiro em duas versões de acabamento, com preços variando entre R$ 329.950 e R$ 359.950

O utilitário bávaro é equipado com motor 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros, que gera 306 cv de potência e 40,79 kgfm de torque. Trabalhando em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades, leva o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.  

Entre os itens de série, novo X5 traz sistema multimídia no alto do painel, com tela de 10,25 polegadas, DVD, HD de 20 GB, apresentação de mapas de satélite e gráficos em 3D

Equipado com motor 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros, que desenvolve 306 cv e 40,79 kgfm, SUV da BMW leva apenas 6,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h

Entre os itens de série do X5 xDrive35i estão sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas, DVD, HD de 20 GB, apresentação de mapas de satélite e gráficos em 3D, faróis adaptativos bi-xenônio, assistente de farol alto e Active Protection, que fecha automaticamente os vidros e o teto solar, além de ajustar o banco do motorista em caso de colisão iminente.




terça-feira, 24 de junho de 2014

Ford mostra teaser do novo Focus ST

A Ford revelou a primeira imagem teaser do novo Focus ST, que será oficialmente apresentado pela montadora americana durante o festival de Goodwood (Inglaterra), que começa na próxima sexta-feira (27).

Apesar de todo o mistério da Ford, é possível verificar que o novo Focus ST terá faróis afilados com lentes escurecidas, além de uma nova grade dianteira 

Pela imagem, o modelo terá faróis mais afilados e lentes escurecidas, além de uma nova grade dianteira, seguindo o padrão visual adotado pela Ford nos modelos mais recentes. Melhorias na qualidade e nas tecnologias empregadas em relação às demais versões do veículo também foram prometidas pela marca.

Segundo as especulações, o novo Focus ST terá motor 2.0 EcoBoost de 250 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. A Ford também confirmou que haverá uma inédita versão RS à diesel, que poderá ser equipada com o propulsor 2.0 TDCi, preparado para desenvolver 184 cv de potência.


Antes de ser nacionalizado, novo Mercedes Classe C começa a ser produzido nos EUA

A nova geração do Mercedes-Benz Classe C começou a ser produzida esta semana na planta da montadora alemã localizada em Tuscaloosa, no estado do Alabama (EUA). O início da produção demandou um alto investimento na modernização da unidade, que agora passa a obedecer os mesmos padrões de qualidade utilizados na Alemanha.

Depois de um alto investimento na modernização da unidade localizada em Tuscaloosa (EUA), Mercedes-Benz deu início nesta semana à produção da nova geração do sedã Classe C 

Por enquanto, serão oferecidas apenas duas opções de motorizações para o modelo. A versão de entrada usará o 2.0 turbo, que rende 241 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, enquanto que a top de linha será equipada com um 3.0 V6 de 329 cv e 48,8 kgfm de torque. Até o início de 2015, o Classe C ganhará novas opções de motorização e acabamento. 

Novo Classe C será produzido no Brasil a partir de 2015, na fábrica que está sendo erguida em Iracemápolis, interior de São Paulo. Até lá, modelo deve chegar ao mercado brasileiro importado da Alemanha

No Brasil, a produção da nova geração do Classe C será feita na fábrica da montadora alemã que está sendo construída em Iracemápolis, interior do estado de São Paulo, com investimento total de cerca de R$ 500 milhões. Além do sedã, o SUV GLA também será montado na mesma unidade. Enquanto não acontece a inauguração, prevista para 2015, o novo Classe C chegará ao Brasil importado da Alemanha.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

BMW anuncia recall da bigtrail R 1200 GS

A BMW Motorrad do Brasil está anunciando um recall envolvendo o modelo bigtrail R 1200 GS, para verificação do retentor do eixo-cardã e instalação de uma chapa de contenção. Segundo a marca alemã, um defeito na peça pode ocasionar vazamento de óleo lubrificante na roda traseira, o que prejudicaria a condução da motocicleta.  

BMW está convocando 757 unidades da R 1200 GS para verificação do retentor do eixo-cardã e instalação de chapa de proteção

No Brasil, são 757 unidades do modelo envolvidas no recall, com numeração de chassi de Z107102 até Z126913, fabricadas entre maio de 2012 e junho de 2013. Os proprietários devem entrar em contato com uma concessionária da marca alemã para realizar a inspeção.

Maiores informações podem ser obtidas através do site bmw-motorrad.com.br e também pelo telefone 0800 7073578, no horário das 8h às 19 horas.

Ford Ranger 2015 ganhará face-lift inspirado no SUV Everest

Lançada em 2012 no mercado brasileiro, a picape Ranger 2015 passará por um face-lift, que será inspirado nas linhas do SUV Everest, veículo que não é comercializado no Brasil. A intenção da Ford é não perder mercado, já que a picape é um modelo de produção mundial e não pode ficar defasado frente à concorrência. 

Lançada em 2012 no Brasil, Ford Ranger passará pelo primeiro face-lift de meia-vida, que terá inspiração nas nas linhas do SUV Everest

As modificações, entretanto, devem ficar restritas à dianteira, que será semelhante à adotada no Everest, e na traseira, onde as lanternas vão ganhar novo layout e o para-choque será redesenhado. Já no interior da Ranger haverá maiores alterações, com a introdução de sistema multimídia com GPS, ar-condicionado com comandos redesenhados, além de novo volante e painel de instrumentos.

Na traseira da Ranger, as lanternas vão ganhar novo layout e os para-choques serão redesenhados. Interior da picape também deverá passar por alterações

O lançamento da Ranger 2015 deve acontecer até o final deste ano. Até lá, a Ford deverá adotar a estratégia de divulgação usada em outros modelos, como a revelação de alguns teasers e detalhes técnicos. 


domingo, 22 de junho de 2014

Produção do cupê XK é encerrada pela Jaguar

A britânica Jaguar decidiu encerrar a produção do XK, tanto na sua versão cupê de quatro portas quanto na versão conversível. O motivo para o fim da linha do modelo foi o lançamento e o sucesso comercial do seu sucessor, o F-Type. A intenção da montadora, a partir de agora, é focar no desenvolvimento de uma nova família de compactos com arquitetura em alumínio. 

Com o lançamento e o sucesso comercial do F-Type, a Jaguar decidiu encerrar a produção das versões cupê de quatro portas e conversível (foto) do modelo XK

Como era um veículo mais antiquado, a continuidade de produção do XK exigiria um grande investimento por parte da Jaguar, pois o carro conta com uma plataforma única. Nos Estados Unidos, as vendas do modelo subiram 5%, chegando a 701 unidades até o último mês de maio, mas as vendas em 2013 foram de apenas 1.346 carros, uma queda de 18%.

As últimas 50 unidades do XK serão oferecidas exclusivamente nos Estados Unidos, sendo 25 na versão cupê (US$ 108.425) e 25 na conversível (US$ 114.425), como XKR edição especial de alto desempenho

sábado, 21 de junho de 2014

Veículos econômicos podem ser beneficiados com redução de IPI

Os veículos mais econômicos podem ser beneficiados com a proposta do governo federal de diminuir as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Pela proposta, o benefício seria apenas para os modelos flex que apresentem relação de consumo entre gasolina e etanol superior a 75%, de acordo com o texto publicado na última semana no Diário Oficial da União.

A medida faz parte da discussão do governo sobre o aumento do etanol anidro à gasolina. A partir dessa semana, o governo está realizando testes de dois meses em vários tipos diferentes de veículos, com a intenção de verificar se não haveria implicações em modificar a quantidade de etanol na gasolina, cuja proporção atual chega a 25%.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Toyota não quer ficar de fora da briga entre SUVs compactos

Para não ficar atrás das rivais no segmento dos SUVs compactos, a Toyota está pretendendo lançar um novo modelo, que será feito sobre a plataforma global TNGA, para concorrer diretamente com os jipinhos Volkswagen Taigun, Honda Vezel e Chevrolet Tracker, entre outros.

Atual Urban Cruiser (foto), que terá sua nova geração apresentada no próximo ano, será a arma da Toyota no segmento dos SUVs compactos

Ainda não existem maiores informações sobre o veículo em questão a ser lançado pela Toyota, mas no meio automotivo especula-se que seja o novo Urban Cruiser, que será apresentado em sua versão conceito no próximo ano.

Ainda no campo das especulações, o novo modelo deverá ser equipado com motores de quatro cilindros e ficará situado abaixo do RAV4. Assim, a Toyota espera aumentar sua participação nos chamados mercados emergentes, como Brasil, Rússia e Índia.  

Jeep convoca proprietários de Cherokke para recall

Cerca de 221 unidades do utilitário esportivo Cherokke estão sendo convocadas pela montadora Jeep para recall. Os veículos fabricados entre sete de novembro de 2001 e 23 de maio de 2003, com numeração de chassi de 1J8G2E8A03Y502945 a 1J8GWE8NX2Y126664 deverão comparecer a uma concessionária da marca para verificação e eventual reparo do acionamento do airbag, cujo módulo de acionamento pode fazer com que o equipamento não funcione de maneira adequada. 

Jeep está convocando para recall 221 unidades do Cherokke por defeito no módulo de acionamento do airbag

Ainda segundo a Jeep, é possível que as bolsas de proteção frontais e laterais sejam acionadas sem necessidade, ocasionando ferimentos nos passageiros ou provocando acidentes. Em caso de dúvidas, os clientes podem ligar para o telefone 0800 7037150.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ford lança edição dupla do Fiesta na Alemanha

A Ford anunciou que está lançando as edições Red and Black do Fiesta hatch na Alemanha. Os modelos, disponíveis apenas na configuração três portas, irão contar com uma versão mais potente do propulsor 1.0 EcoBoost de três cilindros, que modificado, é capaz de produzir 140 cv de potência.

Segundo a montadora americana, o novo 1.0 EcoBoost proporciona mais potência por litro do que um Bugatti Veyron ou uma Ferrari 458 Speciale. Equipado com esse motor, o Fiesta hatch apresenta um consumo médio de 22,2 km/l, acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos e alcança a velocidade máxima de 201 km/h.

Edição dupla do Fiesta hatch, chamada pela Ford de Red and Black, é equipada com o motor três cilindros 1.0 mais potente do mundo, alcançando 140 cv
As edições Red and Black trazem suspensões mais rígidas e esportivas, com novas relações de transmissão para o câmbio manual de cinco velocidades e um sistema de direção eletrônica assistida.

Os modelos podem ser visualmente identificados pelas cores Red Race ou Panther Black, para-choques esportivos, rodas de liga leve com 16 polegadas ou opcionais de 17 polegadas, spoiler e saias laterais diferenciadas.  




Mercedes-Benz apresenta novo sedã CLS

A Mercedes-Benz apresentou nesta quarta-feira o primeiro face-lift da atual geração do sedã CLS, que recebeu leves mudanças, como os novos faróis com 24 lâmpadas de LEDs, controladas de forma automática para diminuir a intensidade ou a direção dos fachos de luz, evitando ofuscamento dos motoristas que estão em sentido contrário.

A Mercedes-Benz  promoveu leves alterações no primeiro face-lift da atual geração do CLS. Entre elas, estão novos faróis com 24 lâmpadas de LEDs, controladas automaticamente para diminuir a intensidade ou mudar a direção dos fachos de luz

Além dos novos faróis, as demais mudanças no CLS aconteceram no para-choque, que foi redesenhado, na nova grade dianteira, lanternas escurecidas e interior com tela de oito polegadas sensível ao toque.   

Com acabamento esportivo, interior do CLS conta com volante de base achatada, câmbio automático de nove velocidades e tela de oito polegadas sensível ao toque

Na parte mecânica, os motores agora atendem as novas normas de emissão de poluentes Euro6. São oferecidos os propulsores 2.1 de quatro cilindros em linha, diesel, com 170 cv de potência no CLS 220 BlueTEC e 204 cv no CLS 250 BlueTEC, além do 3.0 V6 a diesel, com 258 cv no CLS 350 BlueTEC, 3.0 V6 biturbo a gasolina, com 333 cv no CLS 400 e 408 cv no CLS 500 e o 5.5 biturbo nas versões AMG. 

Para-choque redesenhado, lanternas escurecidas e duas saídas de escapamentos nas extremidades completam o visual esportivo do sedã CLS

Já as versões CLS 220, CLS 250 e CLS 350 podem ser encomendadas com a transmissão automática de nove velocidades, que, segundo a Mercedes, garantem trocas de marchas mais ágeis e melhor economia de combustível.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Suzuki anuncia recall para o Jimny no Brasil

A Suzuki está comunicando que cerca de 2.833 unidades do jipinho Jimny irão passar por recall no Brasil. Os veículos envolvidos foram fabricados entre 26 de dezembro de 2012 a 27 de maio de 2014, com numeração de chassi de 1000005 a 102838.

Suzuki Jimny é mais um veículo que passará por recall no mercado brasileiro

O motivo do recall é a constatação do afrouxamento do parafuso de fixação do tirante auxiliar de suspensão, que além de provocar ruídos incomuns e vibração na direção pode, em casos extremos, interferir na capacidade de manobra do modelo.

Os proprietários do Jimny devem comparecer à uma concessionária Suzuki em todo o território nacional a partir do próximo dia 30 de junho, onde os serviços de reparo serão executados gratuitamente. 

A Suzuki também informou que colocou à disposição dos seus clientes o telefone 0800 7703380 e o site oficial da montadora (www.suzukiveiculos.com.br) para eventuais dúvidas.

Corvette Z06 com 658 cv é o Chevrolet mais potente da história

Revelado pela Chevrolet em janeiro deste ano, o Corvette Z06, versão mais apimentada da sétima geração do superesportivo, é o veículo mais potente da história da montadora americana. O modelo, que é equipado com o propulsor V8 LT4 de 6.2 litros com compressor mecânico de 1.7 litros, desenvolve 658 cv de potência, com um monstruoso torque de 89,8 kgfm a 3.600 rpm.

Depois de muito mistério, a Chevrolet divulgou que a potência do motor V8 LT4 de 6.2 litros, que equipa o Corvette Z06, é de 658 cv. Isso faz do superesportivo o modelo o mais potente da história da montadora americana 

O Corvette Z06 tomou o posto que antes era ocupado pelo seu irmão, o Corvette ZR1 e seus 638 cv de potência. Em comparação aos demais superesportivos, o modelo da Chevrolet fica à frente de nomes renomados, como o Lamborghini Huracán, de 610 cv, e da McLaren 650S e seus 650 cv. 

terça-feira, 17 de junho de 2014

Subaru promete Imprenza WRX com visual mais robusto

A japonesa Subaru está preparando uma atualização no visual do Imprenza 2016. O design do modelo, bem como sua variante esportiva WRX, deve ser baseado no carro-conceito WRX concept, que foi apresentado pela montadora no ano passado, ganhando vários elogios da crítica especializada e do público.

WRX concept, apresentado pla Subaru em 2013, deve servir de base para a atualização visual do Imprenza e do esportivo WRX 

Segundo o chefe de design da Subaru, Mamoru Ishii, as linhas do Imprenza WRX serão mais robustas, assim como se viu no carro-conceito. "Levamos o design da nova geração do Imprenza para um novo caminho, que certamente irá animar o mercado em geral", completou.



 

Sob encomenda, Ferrari constrói superesportivo único de R$ 9,4 milhões

A pedido de um cliente, cuja identidade foi preservada, a italiana Ferrari construiu um superesportivo único de US$ 4,2 milhões (equivalente a R$ 9,4 milhões). O modelo, batizado de F12 TRS, teve como base a plataforma da F12 Berlinetta, mas com vários itens exclusivos escolhidos pelo comprador. Os demais detalhes técnicos não foram revelados.

Tendo como base a plataforma da F12 Berlinetta, Ferrari construiu o modelo único F12 TRS a pedido de um cliente, pelo preço equivalente a R$ 9,4 milhões

Ferrari F12 TRS conta com vários itens exclusivos escolhidos pelo comprador , mas os detalhes técnicos da máquina não foram revelados

O superesportivo traz novas entradas de ar frontais, inclusive no capô, que foi redesenhado especialmente para o veículo. Além disso, a F12 TRS conta com capota removível totalmente nova. A peça faz parte do pacote que possibilita a F12 Berlinetta ser convertida em um modelo targa, um tipo de conversível com cobertura rígida que pode ser retirada de forma manual, ou através de um mecanismo, semelhante ao usado no novo Porsche Targa.


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Rodas de plástico se tornam realidade no mundo automotivo

Tentando entrar de vez no mercado automotivo mundial, as rodas de plástico, que na verdade são fabricadas em polímero termoplástico com carbono, podem agora estrear pra valer. Duas empresas estão finalizando os últimos detalhes para que o novo material seja utilizado em equipamento rodante pelas montadoras.

A petroquímica árabe Sabic e a suíça Kringlan Composites deverão lançar um novo tipo de roda composta de termoplástico-carbono, em parceria com uma montadora alemã, cuja identidade é mantida em sigilo. O novo composto, chamado de resina Ultem, proporciona redução de peso e é ecologicamente sustentável.

Produzida em polímero termoplástico com carbono, as novas rodas deverão contribuir para diminuir o impacto ambiental e reduzir o consumo de combustível dos automóveis

Além disso, o processo de produção é mais barato do que o utilizado na fabricação de rodas de aço ou alumínio. A Kringlan será a responsável pelo desenho tridimensional dos componentes da roda e garante que a resina Ultem é resistente às altas temperaturas, produtos químicos e apresenta boa estabilidade dimensional.

Leve e resistente, a nova roda poderá ser montada com peças de alumínio para decoração. A produção tem menor impacto ambiental e oferece diminuição no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes dos automóveis. 

Nova L200 Triton aparece em fotos na internet

Duas fotos da nova geração da Mitsubishi L200 Triton surgiram na internet. O modelo foi fotografado na linha de inspeção final da fábrica da montadora japonesa localizada na Tailândia (Ásia). Pelas imagens, é possível constatar que a picape é levemente inspirada no conceito GR-HEV, com faróis prolongados para as laterais da carroceria, como também o vinco parecido com um friso cromado contornando o para-choque dianteiro do carro-conceito. 

Imagem mostra a nova geração da picape Mitsubishi L200 Triton na linha de inspeção final da fábrica da montadora japonesa localizada na Tailândia (Ásia)

A nova Triton conta com grade dianteira e barras no seu interior cromadas, característica de modelos da Mitsubishi. O para-choque frontal apresenta uma abertura horizontal sem grade e acabamento, e faróis de neblina com formato circular. A caçamba tem bordas mais altas e retilíneas e as lanternas traseiras também avançam para as laterais da carroceria, com desenho mais vertical e retangular. A tampa do compartimento de carga aparenta ser maior e é cortada por dois vincos. Já o para-choque traseiro ficou maior e mais robusto, com os para-lamas traseiros menos proeminentes, indício de que a caçamba está mais larga. 

Caçamba da nova L200 Triton está mais larga, com para-choque maior e lanternas de desenho mais vertical e retilíneo, que avançam para as laterais da carroceria 

Na parte mecânica, a picape deverá manter a mesma motorização do modelo atual, que no mercado brasileiro é composta dos propulsores 3.2 movido a diesel com 180 cv de potência, 2.4 Flex que rende 142 cv e o 3.5 V6 Flex, que desenvolve 2.5 cv de potência.